Pesquisas com seres humanos ou animais

Estudos envolvendo seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados devem ter recebido aprovação ética de comités de ética em pesquisa. Em todos os casos, o nome do órgão que deu a aprovação, deve ser incluída na seção Material e Métodos do manuscrito. Os autores também devem indicar se os experimentos foram realizados de acordo com as diretrizes institucionais e nacionais relevantes para o cuidado e uso de animais de laboratório. 

Questionários com seres humanos devem ter passado por supervisão ética, tendo parecer favorável ou dispensa de parecer, emitido por Comissão de ética em pesquisa. 

Para quaisquer estudos envolvendo seres humanos ou animais, os pesquisadores devem certificar-se de que estão familiarizados e cumprem os regulamentos institucionais, profissionais, governamentais locais / nacionais e internacionais.

 

Pesquisas com seres humanos incluindo questionários

A Revista PAG somente aceitará submissões com o número de aprovação do Comitê de Ética relativo a estudos que envolvam seres humanos, inclusive em estudos com questionários. No Brasil, as pesquisas que envolvem seres humanos devem estar de acordo com as resoluções CNS nº 466/2012 e CNS nº 510/2016. Trabalhos de pesquisadores de fora do Brasil devem atender às recomendações de seu país de origem, identificadas no trabalho. 

 

Pesquisas envolvendo experimentação animal e OGMs

Estudos envolvendo animais de experimentação e/ou organismos geneticamente modificados (OGM), deverão incluir na declaração, sob inteira responsabilidade dos autores, que o trabalho possui autorização das Comissões de Ética em Experimentação Animal e/ou Biossegurança, juntamente com o número de aprovação. No Brasil, o estudo deve estar de acordo com as resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e ter aprovação da Comissão de Ética na Utilização de Animais (CEUA). Estudos internacionais devem atender às diretrizes vigentes em seu país de origem.

Estudos com OGM devem ter passado pela Comissão de Biossegurança e estar de acordo com as diretrizes do CTNBio.