PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE MARCELA (Achyrocline satureioides) SOB DIFERENTES PERÍODOS DE ENRAIZAMENTO E DOSES DE ÁCIDO INDOLBUTÍRICO

  • VERONICA ALVAREZ PARDO
  • INGRID B.I. BARROS
Palavras-chave: marcela; Achyrocline satureioides; propagação vegetativa; planta medicinal.

Resumo

Este trabalho objetivou: 1) estudar: o enraizamento por estaquia de marcela sob diferentes períodos (15, 30, 45, 60 dias); 2) estudar o enraizamento por estaquia com doses de zero, 50, 150 e 250 ppm de AIB, em períodos de 10 e 20 dias de enraizamento. Para o primeiro ensaio utilizou-Se o delineamento experimental de blocos ao acaso e um fatorial 4 x 2 para o segundo. Foram usadas estacas herbáceas da parte apical, com 15 cm de comprimento. dispostas em bandejas de isopor de 72 células Para o segundo ensaio, o AIB foi aplicado pelo método de imersão durante 24 horas. As estacas de marcela apresentaram desenvolvimento radicular a partir dos 15 dias, podendo-se considerar 45 dias, como um período adequado para o enraizamento; as diferentes doses de AIB quando comparadas com a testemunha, apresentaram as melhores respostas na indução de enraizamento em estacas de marcela, sendo a dose estimada de 180 ppm a mais adequada; o uso de AIB proporcionou maior peso fresco e seco de raízes, reduzindo o período de enraizamento em pelo menos 10 dias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1997-06-30
Como Citar
PARDO, V. A.; BARROS, I. B. PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE MARCELA (Achyrocline satureioides) SOB DIFERENTES PERÍODOS DE ENRAIZAMENTO E DOSES DE ÁCIDO INDOLBUTÍRICO. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 3, n. 1, p. 41-48, 30 jun. 1997.