SOBRE-SEMEADURA DE AVEIA (Avena strigosa Schreb.) E AZEVÉM (Lolium multiflorum Lam.) EM PASTAGEM NATIVA COM E SEM O USO DE PARAQUAT

  • FÁBIO EDUARDO SCHLICK
  • EDUARDO LONDERO MOOJEN
Palavras-chave: campo natural, Avena strigosa, Lolium multiflorum, produção de forragem

Resumo

O experimento foi conduzido em pastagem nativa, localizada no município de Santa Maria, na região fisiográfica da Depressão Central do Estado do Rio Grande do Sul. O solo do local do experimento é PodzólicoVermelho Amarelo, pertencente à unidade de mapeamento São Pedro. O clima da região é do tipo fundamental Cfa, subtropical úmido. Os tratamentos constaram da introdução por sobre-semeadura de aveia (Avena strigosa) e azevém (Lolium multiflorum) na pastagem nativa, sem o uso de herbicidas e com a aplicação das doses de paraquat. A semeadura e adubação foram feitas com uma renovadora de pastagens Fundiferro RP-101, realizadas após a aplicação do herbicida no dia 21/04/98. O delineamento experimental adotado foi o de blocos comple-. tamente casualizados com cinco repetições. Foram avaliados o rendimento de forragem como matéria seca (MS), composição botânica, população de plantas e afilhos das espécies sobre-semeadas, teor de proteína bruta (PB), digestibilidade in vitro da matéria orgânica (DIVMO) e produção de sementes para a ressemeadura natural. Para todos os parâmetros estudados, não foram encontradas diferenças significativas entre os tratamentos. O rendimento médio de MS total foi de 4784 kg/ha. O teor de PB e DIVMO médios foram de 13% e 58%, respectivamente. O rendimento médio de sementes de azevém foi de 287 kg/ha.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2000-12-26
Como Citar
SCHLICK, F. E.; MOOJEN, E. L. SOBRE-SEMEADURA DE AVEIA (Avena strigosa Schreb.) E AZEVÉM (Lolium multiflorum Lam.) EM PASTAGEM NATIVA COM E SEM O USO DE PARAQUAT . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 6, n. 2, p. 225-233, 26 dez. 2000.