Probabilidade da precipitação pluvial decendial ser igual ou superior à evapotranspiração de referência na metade sul do Estado do Rio Grande do Sul

  • Moacir Antonio Berlato
  • Homero Farenzena
  • Janice Leivas
Palavras-chave: risco climático, climatologia agrícola, necessidades hídricas.

Resumo

Foi calculada a probabilidade da precipitação pluvial decendial ser igual ou superior à evapotranspiração de referência, na metade sul do Rio Grande do Sul. Utilizaram-se séries históricas de dados meteorológicos decendiais do período 1961-1990, de onze localidades do Estado. Em cerca de 93% dos decêndios analisados a precipitação pluvial ajustou-se à distribuição de probabilidade exponencial. A probabilidade da precipitação pluvial decendial ser igual ou superior à evapotranspiração de referência é menor que 50%, já a partir do primeiro decêndio de outubro, em toda a metade sul do Estado, perdurando, com exceção de algumas pequenas áreas, até o primeiro decêndio de abril. Os deedndios de maior risco (probabilidade menor que 30%) estão compreendidos entre o segundo decêndio de novembro e o terceiro decêndio de janeiro, sendo que os valores mais baixos ocorrem no oeste da metade sul do Estado. Os resultados deste trabalho servem como subsídio para a determinação de épocas de semeadura c colheita, e também para a determinação das épocas em que a irrigação é recomendável.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-12-20
Como Citar
BERLATO, M. A.; FARENZENA, H.; LEIVAS, J. Probabilidade da precipitação pluvial decendial ser igual ou superior à evapotranspiração de referência na metade sul do Estado do Rio Grande do Sul. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 12, n. 1/2, p. 7-16, 20 dez. 2006.

Most read articles by the same author(s)