Determinação do fósforo remanescente como método alternativo à textura na indicação da classe de disponibilidade de fósforo em três solos

  • Bruno Brito Lisboa
  • Luciano Kayser Vargas
  • André Dabdab Abichequer
  • Evelyn Penedo Dorneles
  • Bianca Capitani
Palavras-chave: teor de argila, óxidos de ferro, classe textural, óxidos de alumínio, adsorçã

Resumo

Nos estados do RS e SC, a interpretação da disponibilidade de P extraído pelo método Mehlich-1 é ba- seada na classe textural do solo, enquanto, em estados como MG, utiliza-se o procedimento do P remanescente. A primeira metodologia se baseia na correlação entre o teor de argila com a capacidade tampão, enquanto o méto- do do P remanescente avalia a capacidade de adsorção de P de forma direta. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial do P remanescente como alternativa ao método da argila para a interpretação da disponibilidade de P em três solos do RS (Argissolo, Latossolo e Vertissolo). Os resultados indicaram semelhança entre as metodologias; entretanto, em relação ao Latossolo, houve diferença na classe de disponibilidade entre os métodos, ocorrendo uma superestimação da disponibilidade de P pelo método da argila, comparado ao P remanescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-08-01
Como Citar
LISBOA, B. B.; VARGAS, L. K.; ABICHEQUER, A. D.; DORNELES, E. P.; CAPITANI, B. Determinação do fósforo remanescente como método alternativo à textura na indicação da classe de disponibilidade de fósforo em três solos. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 18, n. 1, p. 81-84, 1 ago. 2012.

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2